PREPARA-SE O CAVALO PARA O DIA DA GUERRA, MAS A YAHWEH PERTENCE A VITÓRIA.

סוּסמוּ ָכן ְליוֹם ִמ ְל ָח ָמה ְו ַליהָוה ַה ְתשׁוּ ָעה
Prepara-se o cavalo para o dia da guerra, mas a Yahweh pertence a vitória. (Proverbs 21:31)

Graça e Paz
É com alegria que quero compartilhar este texto da Palavra de Deus, sem a preocupação com o seu contexto histórico, textual, etc., utilizando-me apenas da tradução original do hebraico, para extrair alguns ensinos a partir do mesmo.
A tradução deste texto revela alguns termos que sob uma análise mais profunda poderão se transformar em fonte de estudo e pesquisa e para facilitar a compreensão, estarei indicando o termo em hebraico e o seu significado em parênteses ao lado do termo.
מוּ ָכן cavalo” é símbolo de força, riqueza e poder, já o termo“ סוּס O termo “treinamento” de cavalos, indica estar seguro e se baseia em dois aspectos: o agente de segurança que é o cavalo e simboliza força, riqueza e poder e o preparo do cavalo que indica treinamento, planejamento, estratégia; que gera livramento, segurança, vitória.
O termo ְליוֹם ִמ ְל ָח ָמה “para o dia da guerra/combate” é introduzida pela preposição ְל “para” indicando o sentido do treinamento, planejamento e estratégia: a guerra. De modo que o objetivo do treinamento é o dia do combate, que significa também pressão, tensão, ímpeto, problema; e traz a idéia de que o treinamento ou preparo sem o dia do combate, fica sem sentido, sem razão de ser.
O termo יוֹם “dia” dá a idéia de tempo futuro. Sendo apontada a necessidade do treinamento, planejamento e estratégia para a guerra, pois embora a terra em que estavam lhes tivesse sido dada como herança, tinham de conquistá-la pela luta. (Ex. .)23.27-33
O termo ְו (mas, porém) apresenta um paralelo mostrando um contraste que יהָוה:indica quem pode verdadeiramente dar o livramento, salvar e dar a vitória “Yahweh”. O exército de Yahweh (Ex. 12:41) deveria ter tropas que tinham de ser santas, deveriam ter armas apropriadas e os acampamentos militares deviam ser santos para que Yahweh estivesse acampado com eles. (Dt 23:10-14).
Desse modo, quando a segurança está baseada em Yahweh, o criador de todas as coisas, há uma harmonia entre os que combatem, usando de estratégias e armas dadas pelo único que pode dar a vitória, e que por isto podem dizer: uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. (Sl 20:7).
À Deus toda honra e glória,

Eliel Fonseca da Silva – Pastor da Igreja Batista Moriá em Porto Velho – RO

*Uma proposta de Esboço:

I.Tempo de guerra

1.Treinamento e objetivo: combate, inimigo, treinamento, Yahweh, vitória.
2.Agente de segurança: cavalo
3.Alvo: vitória

Máxima: O melhor treinamento, planejamento e estratégia vence. II.Paralelo de segurança

1.Cavalo: símbolo de força, riqueza e poder.
2.Yahweh: criador de todas as coisas, inclusive do cavalo.
3.Dia do combate: tempo de pressão, tensão, ímpeto, problema.

Máxima: Segurança baseada no criador ou segurança baseada na criatura III.Iahweh dá a vitória

1.Vitória é símbolo de livramento, libertação, salvação.
2.As armas de Yahweh: aquele que luta no exército de Yahweh deve ter armas e vida santa.
3.Só Yahweh traz segurança, salvação

Conclusão: Como está a nossa vida como soldado do exército de Yahweh? Que armas temos usado para o combate, na guerra espiritual, que lutamos diariamente?

Compartilhe
Fechar Menu