Lançando Sementes, Nascendo Vidas de Oração por Izaias Pereira Ferreira

Palavras chaves
Lançar, oração, sementes, vida.

Resumo
Precisamos lançar a semente da palavra de Deus para que possa nascer vidas de orações dentro de nossos lares, em nossas igrejas. Nascendo vidas de orações nossas igrejas vão experimentar um reavivamento espiritual e vamos voltar a ser os Batistas missionários e vamos atravessar os oceanos lançando sementes em todos os continentes.

Introdução
Umas das maiores atividades na vida de quem cultiva a terra é semear. Pois é através da semente lançada na terra que seu futuro financeiro pode ser garantido. Mas antes, durante e depois de semear exige muito trabalho e esforço para que possa colher os frutos almejados.

Como servos de Deus precisamos estar atentos para os ensinamentos do maior mestre de todos os tempos, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, na parábola do semeador Ele nos ensina que nem todas as sementes ao ser semeadas caem no mesmo tipo de solo, tem solo que precisa ser preparado, em outra situação precisa de cuidar da semente.

 Como Cristão o nosso dever é lançar sementes, quando semeamos estamos esperando que algo de bom possa nascer, hoje precisamos que vidas de orações possa nascer a cada momento. Não tem como pensar em cristianismo sem pensar em relacionamento com Deus, a oração nos leva até o trono do Rei. Estamos vivendo tempos difíceis em que o amor de muitos se esfriou, muitos tem abandonado a leitura da bíblia e por isso consequentemente tem deixado a prática da oração. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. (JOÃO 15:7). O conhecimento da palavra de Deus leva o crente a saber como orar e o que pedir, por isso que Jesus nos instrui que a respostas as nossas orações está ligada a uma vida de relacionamento com o Pai. Uma vida de oração são vinte e quatro horas por dia na presença de Deus. “Orai sem cessar”. (I TESSALONICENSES 5:17). Uma vida de oração muda a história: de uma pessoa, família, igreja, cidade e até um país. “Certas coisas acontecerão na história se orarmos corretamente. Devemos mudar o mundo pela oração”. Foster (1983, Pg. 31). Quantas pessoas tem buscado a Deus em oração e suas famílias são restauradas, igrejas viveram avivamento através da oração. Então por que todo cristão não tem uma vida de oração? São muitos os obstáculos que impede ter uma vida de oração: as vezes não sabemos pedir, “Pedis, e não recebeis, porque pedes mal, para gastardes em vosso deleite”. (TIAGO 4:3). Quantos pedidos nos cultos de orações são apenas pedidos materiais, poucas orações no mundo espiritual, ex. só lembramos de orar por missões se estivermos na campanha de missões enquanto o trabalho missionário acontece 365 dias por ano.; Pecado tem tirado de vários crentes o direito de uma vida oração, “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não ouçam”. (ISAIAS 59:2). Em caso de pecado não confessado não perdoado o cristão precisa em primeira mão fazer oração de arrependimento, de confissão de pecados, jamais teremos sucessos espirituais se não chegarmos a Cristo com um coração puro; trabalho, o ser humano nunca esteve com tanto trabalho como nos dias atuais, é comum encontrarmos pessoas que tem dois ou mais trabalhos, mulheres que trabalham fora, cuida das casas, estudam e ainda trabalha na igreja, a correria do dia a dia toma conta das pessoas e as mesmas dizem não tempo para orar. “Não se trata de orar e depois trabalhar, mas oração simultânea com o trabalho”. Foster (1983, Pg. 39). Quando o cristão entende que o seu trabalho é uma benção e pode transformá-lo em momento de oração, o crescimento espiritual será grande.   A palavra de Deus diz “Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (MATEUS 6:33). A preocupação com as coisas terrenas tem feito com que muitos crentes tem distanciados de Deus. Enquanto a palavra de Deus diz “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (ISAIAS 55:6). Deus está sempre perto de nós, mas só através da oração podemos ter intimidade com o Pai.

Estamos vivendo um momento necessário para lançar sementes em busca de vidas de orações, uma vez que a Igreja do Senhor tem passado por momentos de distanciamento do Pai. Igrejas tem perdido o foco, em muitas de nossas congregações não tem colhido frutos por faltar a prática de orações.  Tippit (2019 p 25)

Precisamos conscientizar da necessidade da oração. Para isso, é preciso que haja uma entrega total a Deus, antes que o coração seja cheio do Espírito Santo. Antes que haja a colheita no tempo da ceifa, é preciso que haja um avivamento de oração.

A tendência dos cristãos atuais é não ter uma entrega total a Deus, precisamos abrir mão de tudo que atrapalha a nossa comunhão com Deus. Só vamos conseguir lançar sementes se buscarmos um avivamento genuíno. Quantas de nossas igrejas pararam de falar em avivamento e consequentemente estão estacionadas, passam anos sem realizar batismos, sem campanha de evangelização e missões. A membresia doente emocionalmente e espiritualmente seus pastores estão frustrados alguns entrando em depressão. Muitos cristãos não são mais referência em seus trabalhos em sua comunidade, assim como suas igrejas também não são relevantes em seus municípios. Nossas organizações missionárias já não são mais aquelas do passado, que quando falava em missões os olhos brilhavam e os corações ardia como se uma brasa viva queimasse em nossos corações. Para Tippit (2019 p 30):

 A oração é capaz de viajar através dos oceanos e tocar os continentes distantes. Ela também é capaz de trazer a presença de Deus para dentro de nossos lares e do nosso coração. Além disso pode trazer justiça social a uma nação. E justiça pessoal para um indivíduo.

Uma vida de oração é capaz de conquistar continentes transformar o mundo e ao mesmo tempo transformar o cristão para que através dele, seu lar sua igreja possa ser transformada. Precisamos lançar sementes dentro de nossos lares para que nossos filhos possam viver um avivamento tal como foi com os cristãos primitivos que suas vidas foram capazes de contagiar a Igreja do Senhor a ponto que o crescimento foi algo extraordinário. “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra: e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”. (ATOS 2:41). Tippit (2019 p. 122) diz:

 “A grande necessidade da Igreja, nesta geração, é a manifestação da glória de Deus. Precisamos de homens e mulheres com marca da glória de Deus em sua vida. Nossos púlpitos precisam ser inflamados por cristãos que vejam o Rei da glória em seu lugar secreto de oração. Nossos bancos precisam se encher de pessoas cujo o coração anseia pela manifestação da presença de Deus em sua vida. É preciso que existam homens e mulheres que pareçam com Jesus por ter estado com Ele. Reavivamento é quando Deus é conhecido como o Deus da nossa vida, lares, igreja e comunidade.

Quando nossas igrejas forem tomadas pelo avivamento e a oração fizer parte do dia a dia dos crentes sendo seu principal alimento, vamos ver nossa denominação assim como nossas juntas de missões, nossas organizações, nossos departamentos ser uma potência missionária e vamos voltar a ser os Batistas que amam e fazem missões aqui e no mundo.

Izaias Pereira Ferreira
Presidente da União Missionária de Homens Batistas – RO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
BÍBLIA JFA OFFLINE
FOSTER, J. RICHARD, Celebração da Disciplina, Vida, 1983.
TIPPIT, SAMMY, O fator oração, JUERP, 1991.
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/teologia/importancia-da-oracao

Compartilhe
Fechar Menu